MISTERY: Uma aventura de dedução social e sobrevivência com potencial, mas problemas na execução
Jogo cooperativo inspirado no universo SCP traz ideias cativantes, mas sofre com bugs e falta de polimento

MISTERY, desenvolvido pela Game Frontier, é um jogo multijogador cooperativo que combina elementos de dedução social e mecânicas de sobrevivência lançado no Steam em 20 de janeiro de 2025. Inspirado no universo SCP, o título coloca os jogadores no papel de operadores do Mistery Control Institute, encarregados de lidar com uma violação de contenção em um ambiente envolto por uma névoa pesada e ameaçadora.
Com suporte para 1 a 9 jogadores online, MISTERY promete uma experiência tensa e estratégica, repleta de cooperação, traição e perigos inesperados. Mas será que MISTERY consegue entregar o que promete?

Mistério, cooperação ou traição?
Em MISTERY, a sobrevivência é o principal objetivo, mas a forma como os jogadores alcançam esse objetivo pode variar drasticamente. Os jogadores precisam trabalhar juntos para sobreviver à ameaça das entidades anômalas que habitam as áreas 14 e 31, enquanto lidam com os desafios impostos por uma violação de contenção. No entanto, a desconfiança entre os participantes é uma constante. Alguns jogadores podem optar por trair os aliados, sabotar planos ou até mesmo assassinar para alcançar seus próprios objetivos.
Acontece que, a ideia do jogo é realmente boa, mas durante a execução, encontramos diversos problemas. O primeiro deles foi o atraso no lançamento do jogo, algo que a Game Frontier tratou de recompensar aqueles que ficaram na espera pelo título. Para agradecer aos jogadores pelo suporte e paciência devido a atrasos no lançamento, o estúdio oferece recompensas como 500 moedas in-game para quem usar o código "thanks4waiting".

Mas voltando aos problemas, me deparei com diversos bugs durante a gameplay, além de alguns trechos que estavam com a legenda em outro idioma, que não o português (provavelmente chinês). O jogo possui servidor brasileiro, então ponto positivo para a Game Frontier. Dá pra perceber que mesmo com bugs e outros problemas os desenvolvedores querem entregar a melhor experiência, buscando constantes melhorias em updates.
Referências de outros títulos e gameplay
O título possui referências de outros games, como Project Zomboid e Among Us, por exemplo. A visão isométrica durante o gameplay combina com o estilo do game, mas em alguns momentos a movimentação não parece tão fluida ou tão assertiva.
Cada personagem tem suas próprias habilidades, algo que podemos referenciar a Dead By Daylight. Isso aumenta e muito o fator replay, além de buscarmos por uma masterização daquele personagem que consideramos como favorito.

Este com certeza é um jogo pra se jogar com os amigos, e durante meu período de testes, joguei com mais duas pessoas, algo que tornou o jogo muito mais divertido. Você precisa ficar alerta o tempo todo, já que outros jogadores podem se transformar em monstros a qualquer momento.
Uma ideia muito boa mas com problemas na execução
MISTERY definitivamente tem uma ideia de jogo cativante, com visuais bonitos e diversão garantida para seu tempo livre. Você precisa cooperar e traçar estratégias, mas apesar da boa ideia, o jogo ainda precisa de mais correções e atualizações para conquistar ainda mais pessoas.

Quedas de FPS, problemas no som e na campanha solo, são alguns dos outros problemas que não citei anteriormente. Apesar disso, o jogo possui uma dificuldade bem acertada, com ponto forte em sua campanha online e potencial de gameplay.
Este é com certeza um título que vale seu tempo, e recomendo fortemente a aquisição enquanto o jogo estiver em período de promoção.