INGREDIENTES
PARA A MASSA PODRE
250gr de farinha de trigo
50gr de açúcar de confeiteiro
125gr de manteiga sem sal, gelada
1 ovo
Alguns punhados de arroz ou feijão
PARA O CREME DE BAUNILHA
1 e ½ xíc. de leite integral
4 gemas
4 col. de sopa de amido de milho
½ xíc. de açúcar
4 col. de sopa de manteiga sem sal
1 col. de sopa de extrato de baunilha
PARA A COBERTURA
500gr de frutas vermelhas sortidas
MASSA PODRE
Em um potinho, bata o ovo levemente com um garfo e reserve. Coloque a farinha e o açúcar de confeiteiro no processador e pulse algumas vezes para misturar bem. Adicione a manteiga gelada, em cubos, e pulse por 10 segundos, pare e pulse mais 10, repita isso até que a massa esteja bem esfarelada, mas a manteiga ainda esteja em pedacinhos, do tamanho de ervilhas mais ou menos. Adicione o ovo batido e pulse mais alguns segundos por vez, até que a massa comece a formar uma bola, como mágica. Não processe mais que isso, para não deixar a massa muito elástica. Despeje sobre um pedaço de plástico filme, forme uma bola e leve à geladeira por no mínimo uma hora.
Retire da geladeira e separe uma forma de fundo removível. Fatie a massa em fatias de mais ou menos meio centímetro e espalhe sobre a base e laterais da forma, apertando e juntando ela para não ficar nenhuma fresta. Leve ao freezer por no mínimo uma hora
Pré-aqueça o forno à 180ºc. Retire a forma do freezer, cubra com um pedaço de papel manteiga e despeje os punhados de arroz ou feijão sobre ela, pressionando bem, para fazer peso. Isso garante que ela não irá inflar ou encolher enquanto assa.
Leve diretamente ao forno, e asse até que as bordas estejam douradas. Mais ou menos uns 20 minutos.
Retire do forno, retire o papel com o arroz/feijão e deixe esfriar até a hora de usar. Guarde esse arroz/feijão em um pote para usar nas próximas vezes.
CREME DE BAUNILHA
Em uma panela, leve o leite ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e reserve.
Em uma tigela, com um batedor de arames bata as gemas com o açúcar e o amido de milho, até que a mistura fique clara.
Lentamente, despeje metade do leite sobre a mistura de gemas, misturando bem. Despeje essa nova mistura dentro da panela, junto com o restante do leite.
Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre e muito com um batedor de arames. Não pare de mexer. Ele irá começar a borbulhar lentamente, depois disso, cozinhe por mais uns 2 minutos. Vai ficar bem grosso, com uma consistência linda.
Retire do fogo e adicione a manteiga e a baunilha, misture tudo até a mistura ficar bem homogênea e aveludada.
Despeje em um pote e cubra com um plástico filme bem colado sobre o creme, para ele não criar uma casca. Leve à geladeira até a hora de usar. Pode guardar lá por até 3 dias.
PARA MONTAR A TORTA
Lave as frutas vermelhas, se usar morangos corte-os ao meio.
Retire o creme da geladeira e bata com um batedor de arames para que ele fique cremoso novamente.
Recheie a massa (já fria) com o creme e cubra com as frutas vermelhas, começando com os morangos.
Guarde na geladeira até a hora de servir.
Foto: Zé Paulo Cardeal / SBT